sábado, 6 de novembro de 2010

Campos de atuação do Serviço Social

Com as inúmeras terceirizações no serviço público, como forma de precarizar o trabalho e reduzir custos, vem crescendo a procura por assistentes sociais. Porém, a maior parte das vagas no mercado de trabalho para o assistente social é o setor público nos seus níveis federais, estaduais e municipais. E é a área da saúde que mais emprega. Iremos citar, além da saúde, outras áreas onde o assistente social pode atuar:

- Assistência à criança e ao adolescente
Desenvolve e implanta projetos de apoio à educação e acompanhamento de crianças e jovens carentes. Na Justiça, nas varas de família, deve acompanhar os processos que envolvem crianças e adolescentes em situação de risco social, de adoção e de disputa de guarda.

- Empresas
Organiza e executa programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho.

- Educação
Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários. Hoje encontramos uma luta pela inserção obrigatória do assistente social na esfera educacional.

- Saúde
Participar de campanhas públicas de prevenção de doenças endêmicas e epidêmicas e do combate ao alcoolismo e às drogas. Prestas assistência a pacientes e seus familiares.

O próximo post será melhor relatado o campo profissional da saúde.


Fonte:  http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-humanas-sociais/servico-social-601955.shtml

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário