quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Assistente Social na Saúde

          Atualmente o Serviço Social na saúde no município do Rio de Janeiro está subordinado a Secretaria Municipal de Assistência Social sob a coordenação da gerência de serviço social na saúde. Tem-se uma assistente social na coordenação da gerência. Abaixo delas estão as interlocutoras de área (A.P.3.1, A.P.3.2, A.P.3.3, etc.). Estas interlocutoras mantêm contato com as instituições de saúde daquela área programática e se tornam as intermediadoras das assistentes sociais das unidades de saúde com a gerência.
         O Serviço Social tem seu trabalho estruturado pela Política do Sistema Único de Saúde – SUS, que tem como princípios fundamentais a universalidade, equidade e a integralidade. O Serviço Social busca sistematizar suas ações, a partir das demandas dos usuários, a prática profissional visa atender as demandas individuais e coletivas para o alcance e a efetividade das políticas públicas que levam em conta a questão social e a vulnerabilidade social.

           Serviço Social e a Intervenção em um Hospital de Emergência

          O Serviço Social tem por objetivo orientar, esclarecer o usuário e seus familiares a respeito de seus direitos, visa também garantir o acesso aos recursos da instituição e da comunidade, considerando o parecer de outros membros da equipe e a autodeterminação do usuário.
          O compromisso do Serviço Social com o usuário está pautado na viabilização de direitos sociais. Diante deste compromisso o assistente social necessita ter objetividade nos encaminhamentos e conhecer as políticas e programas sociais que são destinados a população, para tanto os assistentes sociais procuram manter os recursos da rede social de apoio atualizado, fazem contato constantemente, garantindo que o usuário, quando encaminhado para atendimento nas instituições,  programas e associações não corra o risco de não encontrar o serviço desejado.
          O Serviço Social no hospital visa resgatar seu papel no trato da questão social, o que envolve ações voltadas para a garantia de participação da população na definição dos rumos da atenção prestada pela unidade, acesso as informações sobre seus direitos, interesses e necessidades, apoio, orientação e encaminhamentos necessários na atenção ao usuário.


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